+

Orientações aos formandos

A COLAÇÃO DE GRAU

A colação de grau é um ato solene reunindo o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade para a outorga do grau aos formandos, de acordo com o curso que tiverem concluído.

Tratando-se de uma solenidade, obedece a um ritual que objetivamente precisa ser cerimonioso, alegre e ágil. Devido ao volume de pessoas que se concentram no recinto da solenidade, procura-se realizar uma cerimônia com os ritos mais importantes, numa previsão de tempo que não ultrapasse a 2h (duas horas).

Apesar de festiva e carregada de simbolismo, a colação de grau solene é, sobretudo, um ato oficial e jurídico da Universidade, por meio do qual o formando recebe o grau acadêmico a que tem direito. Portanto, para que tenha validade legal, a solenidade precisa cumprir uma série de formalidades e seguir um ritual pré-estabelecido de acordo com as  regras do cerimonial universitário.

Poderão participar desta solenidade os concluintes que estiverem aptos a colar grau, ou seja, concluído o seu curso universitário integralmente (sem nenhuma pendência acadêmica) e que conste da listagem oficial publicada pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos.

 

SOBRE A CERIMÔNIA

  • A organização do evento está trabalhando para que a cerimônia não ultrapasse 2 horas de duração. Para que ela comece impreterivelmente às 19h, dependemos que os concluintes, juntamente com os seus familiares e demais convidados, cheguem a partir das 17h30.
  • Um dos fatores que mais impactam a duração da solenidade é o cumprimento no momento de receber o certificado. Por isso, recomenda-se que os cumprimentos sejam breves.
  • Os formandos não poderão se ausentar do local até o término do evento;
  • A cerimônia terá início com os formandos já acomodados em suas cadeiras.
  • É proibido aos formandos utilizar qualquer tipo de adereço que não pertença à beca (bandeira, cartaz, faixa, etc.).
  • Recomenda-se total cuidado com crianças e idosos. Orientamos não trazer menores de seis anos para as cerimônias solenes de colação de grau.
  • Avise seus convidados que na cerimônia de Colação de Grau é PROIBIDA a entrada de:
    • Apitos, buzinas, cornetas, instrumentos de percussão ou outros dispositivos sonoros.
    • Lança confetes, serpentinas, tintas, materiais inflamáveis que produzam espuma e fogos de artifício;
    • Bebidas alcoólicas.
  • Haverá recepcionistas e seguranças na entrada do Centro de eventos Paraná Expo para recolher os convites e manter a ordem, bem como inibir, se necessário, a entrada de pessoas portadoras de instrumentos de percussão e bebidas alcoólicas. Todos os instrumentos detectados no recinto serão recolhidos.
  • Até às 18h40 os concluintes poderão ser filmados e fotografados
    nos estúdios disponibilizados pelos profissionais contratados, localizados na área externa do Centro de Eventos Paraná Expo. A partir desse
    horário, a equipe do cerimonial reúne os formandos.

ENSAIOS

O ensaio ocorrerá no dia de cada cerimônia, no próprio Centro de eventos Paraná Expo, às 11h. É no ensaio que todos os detalhes da cerimônia são passados aos formandos:  o lugar onde cada um sentará no palco, o que fazer quando for chamado, como receber o certificado do(a) coordenador(a), o juramento, os discursos, o antes e o depois da cerimônia, tudo isso é tratado nesta ocasião.

Importante!  A participação dos juramentistas e dos oradores no ensaio de formatura é obrigatória.

 

INDUMENTÁRIA

O uso da beca (beca, jabeaux, faixa, pelerine e capelo) será obrigatório para todos os formandos. A Universidade Estadual de Maringá não possui becas para locação ou empréstimo sendo da responsabilidade de cada um alugá-la para a cerimônia solene. A cor da faixa e da pelerine é indicada de acordo com o curso, e a relação de cores usuais está disponível aqui. A faixa deverá ter caimento para o lado esquerdo.